Missão:
- Proporcionar um mundo melhor através da sustentabilidade;
- Desenvolver produtos que primam pela redução, reutilização e reciclagem;
- Inspirar o sentimento de respeito à vida e ao planeta por meio de nossas ações.

964 LITROS DE ÓLEO DE COZINHA RECICLADO ATÉ 06/01/2012.


terça-feira, 24 de maio de 2011

1/3 dos alimentos vão para o lixo

FAO: 1/3 dos alimentos vão para o lixo. Tem jeito?


Foto de Roque Medeiros

Uma campanha do Instituto Akatu de 2009 alertou que um terço de todos os alimentos produzidos no Brasil ia para o lixo. Seja por estragarem nos mercados, nas geladeiras das casas ou sobrarem após as refeições. A entidade, focada no consumo consciente, sugeriu então uma série de cuidados para evitarmos este desperdício. Agora, foi a vez da FAO, braço da ONU para a Agricultura e a Alimentação, denunciar que este desperdício acontece também em todo o mundo, significando a perda de 1,3 bilhão de toneladas de comida a cada ano. Vamos dar um jeito nisto?

Primeiro, vamos entender como isto ocorre. Segundo o levantamento realizado pela FAO, nos países mais pobres ou em desenvolvimento, a maior parte dos alimentos é perdida durante o processo de produção e transporte. Já nas nações mais ricas, o desperdício acontece quando os alimentos já foram comprados pelos consumidores.

Sabemos que os dois casos acontecem nas regiões brasileiras. Então, você pode procurar em sua cidade uma feira ou um serviço de entrega de cestas diretamente dos produtores. Nada? Então, que tal se inspirar nos modelos existentes, como o Sementes de Paz, Yamaguishi ou Sitio Boa Terra e iniciar seu próprio grupo de consumo, aliando famílias urbanas a famílias rurais? Compras planejadas geram benefícios para os dois lados.

Procure levar para casa, alimentos na medida necessária e capriche na cozinha, para aproveitá-los no ponto certo. Alguma viagem inesperada e a geladeira está cheia? Você pode preparar polpas, molhos e boas receitas e congelá-las, para usar na sua volta. É mais rápido do que se imagina. Não tem tempo para isto? Então, doe os alimentos. A amigos, vizinhos, funcionários do condomínio, ou mesmo, a instituições de seu bairro ou pessoas morando nas ruas. Um gesto de boa vontade que espalha alegria nos corações de quem dá e de quem recebe.

Fonte: http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br/profiles/blogs/fao-13-dos-alimentos-vao-para

Nenhum comentário:

Postar um comentário