No sábado passado, mais especificamente no dia 21/05/2011, foi realizada uma coleta de 5 litros de óleo de cozinha usado na paróquia Nossa Senhora de Fátima, através da parceria criada entre a APECATU e a paróquia. Parece pouco, mas é o começo de um trabalho de conscientização feito pela APECATU e que nos deixa muito motivados e felizes. Para nós da associação este é apenas o primeiro passo de um projeto que pretende revolucionar a forma como é feito o descarte de resíduos com potencial de reuso e reciclagem. Quando falamos em conscientização, mudança de hábito e de atitudes, nos deparamos com a resistência das pessoas em aderir ao processo, já que estamos mexendo com valores culturais da sociedade, por isso é mais difícil um adulto mudar seus hábitos e começar a separar o óleo usado para a reciclagem do que uma criança que geralmente é quem atua como multiplicador desses conceitos. Mas nós estamos cientes das dificuldades e estamos preparados para o desafio da mudança, pois se não começarmos de alguma forma a situação só tende a piorar.
Estes 5 litros de óleo coletados darão origem ao Sabão Ecológico APECATU, que será produzido pelas associadas e comercializado pela associação com a marca "Sabão Ecológico APECATU", sendo a renda proveniente deste produto dividida entre as associadas. Com isso a associação além de prestar um importantíssimo serviço para a sociedade deixando de poluir o meio ambiente (isto posto porque o óleo de cozinha usado tem um enorme potencial poluidor), vai qualificar e gerar renda para nossas associadas que na maioria são mães, donas de casa e que precisam complementar a renda familiar.
Desta forma a APECATU - Associação Douradense para Sustentabilidade exerce seu propósito que é de colocar em prática a Sustentabilidade. Já que apesar de ser a palavra da moda, muita gente ainda não sabe o significado, achando que na maioria das vezes basta uma simples medida para se por em prática a sustentabilidade, porém não é bem assim. A Sustentabilidade é pautada em três pilares: o ambiental; o social e o econômico. Então para uma atitude ser sustentável ela tem que agregar esses três valores, por isso, com a necessidade de trabalhar esses valores foi criada a APECATU. Mas para desenvolver o seu trabalho a associação precisa, e muito, da participação efetiva da sociedade, que pode ajudar separando o óleo de cozinha usado (matéria prima do Sabão ecológico), embalagens de produtos de limpeza (são reutilizadas como embalagem para o Sabão), ajudando a divulgar a prática da reciclagem e reuso não só do óleo de cozinha, mas de todos os resíduos com potencial de reciclagem, além é claro de consumir seus produtos, porque ai sim completaremos o ciclo da sustentabilidade, pois a associação terá reciclado o óleo (ambiental), capacitado as associadas (social) e gerado renda para elas através da venda do produto (econômico).
Odirley B. Viegas
Membro fundador da APECATU.