A APECATU acredita que a união de todos em prol de um meio ambiente preservado e equilibrado é a maneira mais eficiente de ajudar a natureza. Ela acredita que com a adoção de alguns hábitos simples em nosso cotidiano poderemos contribuir para a preservação ambiental. A APECATU, com o intuito de ajudá-lo a ajudar o meio ambiente, dá 10 dicas de ações que você poderá realizar:
1. Não jogue óleo de cozinha usado no ralo da pia. Para descartar corretamente esse óleo é preciso enviá-lo a reciclagem. Basta acondicionar o óleo em garrafas pet ou de vidro e levá-lo a pontos de coletas da cidade. A própria APECATU, com o projeto Nação Sustentável, realiza a coleta e reciclagem do óleo de cozinha usado.
2. Não jogue lixo no chão. O lixo que é jogado nas ruas acumula-se nos bueiros e prejudica o escoamento da água das chuvas, podendo causar inundações, além de poluir a água dos rios e lagos.
3. Separe o lixo comum do lixo reciclável. Os resíduos de papel, papelão, plástico, vidro e metal são resíduos passíveis de reciclagem. A reciclagem colabora para a diminuição da geração de lixo, diminuição da sobrecarga dos aterros sanitários e lixões, e diminuição da exploração de novos recursos naturais utilizados para fabricação de produtos. Se não tiver coleta seletiva em seu bairro, leve seu resíduo reciclável a uma cooperativa de reciclagem. Este trabalho é mínimo quando comparado aos benefícios da reciclagem para o meio ambiente.
4. Não desperdice água. Atitudes como diminuir o tempo no chuveiro e desligar a torneira durante a escovação do dente, apesar de simples, ajudam no cuidado com esse bem natural tão importante para a vida, que é a água.
5. Plante árvores e/ou não corte árvore sem autorização do órgão competente. As árvores captam o gás carbônico ajudando a limpar o ar dos poluentes dispersados por automóveis e fábricas. Plantar e preservar as árvores é uma ótima contribuição para a saúde do meio ambiente.
6. Prefira usar sacolas retornáveis no lugar das sacolinhas plásticas. As sacolinhas têm sido as grandes vilãs do meio ambiente devido a grande quantidade com que são descartadas na natureza, causando grande poluição. Já as sacolas retornáveis são mais resistentes e podem ser usadas por muito mais tempo do que as de plástico.
7. Evite o gasto excessivo de papel. Com a tecnologia disponibilizada pelos computadores e internet podemos nos comunicar sem que seja necessária uma impressão. Não imprima se não houver necessidade. Reduzindo o uso de papel, menos árvores serão cortadas.
8. Faça compostagem em casa. Através da compostagem o resíduo orgânico (restos de alimentos e folhagens), que representa cerca de 50% do lixo doméstico, é transformado em adubo orgânico. Com isso, há uma grande contribuição para a diminuição da geração de lixo.
9. Não compre animais silvestres. Muitas espécies de animais encontram-se em extinção devido a retirada dos mesmos de seu habitat natural, ação que prejudica a natureza e a sustentação da cadeia alimentar.
10. Denuncie os crimes ambientais. A prática de queimadas e de corte de árvore sem autorização, o despejo inadequado de efluentes nos mares, rios, lagos e córregos, e a caça e venda de animais silvestres, constituem-se em crimes ambientais que devem ser denunciados aos órgãos ambientais competentes.
Adriana L. Lima
Membro fundadora da APECATU