Missão:
- Proporcionar um mundo melhor através da sustentabilidade;
- Desenvolver produtos que primam pela redução, reutilização e reciclagem;
- Inspirar o sentimento de respeito à vida e ao planeta por meio de nossas ações.

964 LITROS DE ÓLEO DE COZINHA RECICLADO ATÉ 06/01/2012.


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Envelhecer com dignidade

Viver e envelhecer com dignidade é um direito do ser humano, ápice da criação de Deus. De todas as criaturas só o ser humano é capaz de conhecer e amar o seu criador. 

O ser humano não perde seu valor por ser Idoso. Amparar a velhice é uma solicitação bíblica. Lemos em Deuteronômios 5: 16 “Honra teu pai e tua mãe como o Senhor Deus te ordenou para que vivas por longos dias sobre a terra e sejas feliz na terra que o Senhor Deus te dará”, portanto a velhice é a época privilegiada daquela sabedoria que em geral, é fruto da experiência, porque “o tempo é um grande mestre”.

“Ensinai-nos a contar os nossos dias, para que guiemos o coração na sabedoria” (Salmo 90: 12).

Meu pensamento com grande afeto a vós, caríssimos anciãos de qualquer língua e cultura da grande Dourados, principalmente aos associados da APECATU, parabéns pelo seu dia!

A APECATU convida os idosos e toda a comunidade a participarem da comemoração do Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. Neste dia a Pastoral da Pessoa Idosa promoverá um evento, o “I Envelhecer de Bem com a Vida”, a ser realizado na Igreja Mãe Rainha (ou Capela Rancho da Mãe), na Rua Epifânio Ribeiro da Silva no Bairro João Paulo II, das 8:00 às 17:00 h.

Não deixam de prestigiar!


Maria das Graças Maurício de Lima
Presidente/Membro fundadora da APECATU

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore


No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore.

Este dia foi escolhido porque prenuncia a chegada da Primavera, que é dia 23 de setembro, estação essa em que a natureza se renova, recupera a vida adormecida durante o frio, abrem exuberantes flores que darão origem a novas árvores.

Frente a este tempo de destruição da natureza, com a exploração descontrolada das florestas, os desmatamentos, o comércio ilegal de madeira e ainda, o crescimento desordenado das cidades, precisamos nos sensibilizar e reconhecer a grande importância da árvore para a vida, por ser ela a responsável pelo fornecimento do ar que respiramos e pela absorção do gás carbônico, e seus benefícios como a melhora na temperatura do ambiente, a diminuição do nível de ruído nas cidades, o fornecimento de boas sombras e frutas, e muito mais.

A APECATU aconselha a todos para colaborarem com a preservação das árvores e tornar a nossa cidade, que é uma das mais arborizadas do país, um lugar cada vez melhor para se viver.
Com atitudes simples como não desperdiçar papel e envia-lo a reciclagem, não comprar madeiras ilegais e não deixar que nenhuma árvore seja derrubada sem a autorização da prefeitura, você ajuda a preservar a natureza.
E que tal plantar uma árvore?

Adriana L. Lima
Membro fundadora da APECATU

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Hoje é o Dia Mundial da Amazônia


A APECATU faz uma homenagem a Amazônia, hoje que é mundialmente comemorado o seu dia, ressaltando a importância desse bioma que é a maior reserva natural do planeta e que proporciona o equilíbrio ambiental do mundo.
Leiam o artigo publicado no site da TV Ecologia sobre o Dia Mundial da Amazônia:

Hoje, dia 05 de setembro, é comemorado o dia mundial da Amazônia. A Amazônia é o maior bioma terrestre, abrangendo 9 países (Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa e Suriname) e ocupando cerca de 60% do território brasileiro. A chamada Amazônia Legal engloba nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
Somente essa dimensão já seria suficiente para justificar a extraordinária importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo, mas ela não se resume apenas a isso. Alem de ser o maior bioma brasileiro e mundial, é também a maior floresta tropical contínua do mundo, com mais de 6 milhões de quilômetros quadrados no total, sendo que cerca de 5 milhões localizam-se em território brasileiro.
Tem ainda a maior bacia hidrográfica do planeta, com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados de área e o maior rio do planeta, o rio Amazonas. Abriga também a maior biodiversidade do planeta, seja em flora ou em fauna, representando mais de um terço da biodiversidade do planeta e seu maior banco genético.
Com todos esses atributos, que não são todos os que pertence, já se pode notar o quanto a Amazônia é importante para todos, entretanto, a consciência dessa importância não atinge a todos e muitos continuam degradando esse imenso e inestimável patrimônio humano.
Os problemas enfrentados na região, que ocasionam impactos negativos no meio ambiente, são muitos e envolvem, entre outros problemas, o desmatamento em grande escala, as queimadas desordenadas e os incêndios criminosos, a caça ilegal, a exploração ilegal de madeira e minério, a falta de recursos para proteção das unidades de conservação existentes na região.
Como se vê, muitos são os desafios enfrentados pelo governo e demais entidades que lutam para proteger esse patrimônio mundial, que poderá nos trazer, além de benefícios ecológicos diretos, a solução de problemas outros com o fornecimento de matéria-prima para a indústria cosmética e farmacêutica, a possibilidade de geração de energia e a garantia da disponibilidade de água potável, entre outros benefícios.
Por isso devemos nos envolver de alguma forma com a luta pela proteção da Amazônia, seja de forma direta ou indireta.

Referencia: TV Ecologia
http://tvecologica.wordpress.com/2011/09/05/dia-mundial-da-amazonia-a-importancia-do-bioma-e-os-desafios-de-sua-protecao/